Anginofobia ???
Anginofobia
(Medo de asfixia)
Pacientes com Pseudodisfagia / Anginofobia reclamam sobre a incapacidade de engolir, mas eles não têm quaisquer sintomas físicos para explicar sua condição.
A palavra Pseudodysphagia vem do grego fagofobiaonde“phagein” significacomer e “Fobos” significa profundo medo, aversão ou pavor. Outros nomes para esta fobia incluem sitofobia onde sito é grego para comida e anginofobia, que é o termo mais comumente usado no Brasil.
Anginofobia é medo de asfixia irracional ou medo de engolir que leva uma pessoa a acreditar que vai ficar doente ou morrer se alguém tentar comer alimentos sólidos. A natureza da dificuldade que esses pacientes enfrentam quando se trata de engolir varia de acordo com o nível de medo deles: algumas pessoas só podem comer pedaços muito pequenos de alimentos bem lubrificados, enquanto outros têm medo de beber líquidos ou engolir comprimidos ou cápsulas. Outros temores relacionados incluem:
- medo de engolir
- medo de comer
- medo de morrer asfixiada
- pensamento de que ‘morrer asfixiado dói’
Anginofobia é muito confundida com fobia alimentar ou fagofobia – medo de comer ou engolir. Naturalmente, existe substancial perda de peso nesta fobia e é uma condição debilitante que pode interferir com a vida diária.
Disfagia psicogênica ou pseudodisfagia leva a muitos sintomas psicológicos, sendo o mais importante a deglutição ineficiente ou desorganizada. Outros sintomas do medo de asfixia incluem:
- Evitar alimentos, especialmente engolir comprimidos e cápsulas, duras ou mastigáveis
- Comportamento anormal por via oral também é visto incluindo movimentos desviantes de língua, sentindo a pressão na garganta, e queixa de sensação de globus.
- Desnutrição e perda de peso são efeitos colaterais comuns da anginofobia
- Dificuldades de ordem geral em respirar, engolir e outras questões como a elevação da frequência cardíaca, tonturas, ter pensamentos e medo de morrer, e passar vergonha na frente dos outros são sintomas comuns de anginofobia.
- Pesadelos sobre engasgar com doces, amendoins ou objetos indeléveis também tendem a manter esses pacientes acordados durante a noite.
- Alguns se recusam a comer na frente dos outros porque pensam que a deglutição causa “ruídos desagradáveis”.
Tratamento para anginofobia /
Como perder medo de asfixia
Os especialistas recomendam ter uma abordagem multi-disciplinar para curar medo de engolir, engasgar ou sofrer asfixia. Isso inclui profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, radiologia, bem como gastroenterologia.
FONTE:https:psicoativo.com/2016/01/anginofobia-medo-de-asfixia-sintomas-tratamento-causas.
Comentários
Postar um comentário