Compulsão a Internet será uma nova patologia ou razões da cultural?



Diz a anedota: “o computador veio resolver problemas que a gente não tinha”. Cada nova aquisição tecnológica deve sempre ser analisada à luz da relação custo-benefício, ou utilidade versus problemas!

Dentro das dependências sem substância, que podem ser comparadas à comportamentos compulsivos, a única reconhecida nas classificações oficiais (CID-10 e DSM-IV) é o Jogo Patológico. Entretanto, o uso por Compulsão da Internet, bem como o excesso de exercício físico, de trabalho, o Sexo Compulsivo, a Compulsão às Compras, alguns incluídos nos Transtornos do Controle de Impulsos, são quadros que devem ser mais bem estudados pelas importantes implicações na vida cotidiana.

A socialização e a comunicação interpessoal virtuais parecem constituir os elementos básicos do efeito adictivo da Internet para um grande número de internautas, manifestando-se através do intercambio dos chats, do correio eletrônico, participação em grupos de discussão, conversações em tempo real. Para outro grupo, a busca de prazeres sexuais negados pela realidade concreta tem sido o ponto chave, aparecendo sob a forma da busca continuada e excessiva de material erótico e pornográfico.

Distintos estudos sustentam que o uso da Internet poderia causar um impacto negativo em nossas relações sociais habituais, em nosso espaço cotidiano, levando-nos, por exemplo, a perder parte de nosso círculo social, a diminuir o tempo de comunicação familiar ou a incrementar o sentimento de solidão (Kiesler, 1999 - Kraut, 1998).

Critérios Diagnósticos para o Uso Compulsivo da Internet (Goldberg)

 Um padrão desadaptativo de uso da Internet capaz de levar a mal estar significativo, expressado por três ou mais dos itens seguintes:

1) Tolerância, definida:Necessidade de aumentar a quantidade de tempo em Internet para conseguir satisfação Diminuição da ansiedade com o uso continuado da mesma quantidade de tempo em Internet.

2) Abstinência, manifestado por qualquer dos seguintes:

a) Agitação psicomotora
c) Pensamentos obsessivos acerca do que pode estar acontecendo em Internet
d) Fantasias ou sonos sobre a Internet
e) Movimentos voluntários ou involuntários no teclado

Esses sintomas causam mal estar ou prejuízo na área social, ocupacional ou outra, de funcionamento importante.
O uso de Internet ou um serviço similar está dirigido a aliviar ou evitar os sintomas da abstinência.

3) Se acessa a Internet com mais freqüência ou por períodos mais largos do que inicialmente se pretendia.
4) Desejo persistente ou esforços infrutíferos de interromper o uso de Internet.

5) Emprego intenso e por muito tempo de atividades relacionadas ao uso de Internet, como por exemplo, comprando livros sobre Internet, provando novos navegadores, indagando provedores, organizando arquivos ou descarregando materiais.

6) Atividades sociais, ocupacionais ou recreativas reduzidas por causa do uso de Internet.

7) Continua usando Internet apesar de saber que tem um persistente ou recorrente problema físico, social, ocupacional ou psicológico que parece ser causado ou exacerbado por esse uso da Internet (privação de sono, dificuldades conjugais, chegar atrasado à compromissos, prejuízo dos deveres profissionais).


Critérios Diagnósticos para o Uso Compulsivo da Internet (Kimberly)
1. - A pessoa se sente preocupada com Internet, pensa sobre a atividade on-line anterior o antecipa a sessão on-line futura. 


2. - A pessoa se sente a necessidade de usar Internet durante cada vez mais tempo para obter a mesma satisfação.


3. - Tem feito repetidos esforços infrutíferos para controlar, reduzir, ou deter o uso de Internet.

4. - A pessoa se sente inquieta, mal-humorada, deprimida ou irritada quando tenta reduzir ou parar com o uso de Internet

5. - Fica conectada mais tempo do que havia planejado originalmente.

6. - Por causa do uso de Internet excessivo a pessoa tem sofrido perda de alguma relação significativa, como por exemplo, o trabalho, a educação ou nas oportunidades sociais.

7 - Tem mentido aos membros da família, terapeutas ou outros para ocultar tamanho de seu uso de Internet?

8. - Usa Internet como uma maneira de evadir-se dos problemas ou de ocultar algum tipo de mal estar, tais como, por exemplo, ocultar sentimentos de impotência, culpa, ansiedade, depressão, etc.


Psicodinamicamente uma das causas que motivam  e a procura de encontros virtuais são as frustrações amorosas, quando a pessoa sofre uma perda afetiva e busca alguma satisfação mais imediata com a finalidade de compensação. A adicção aparece em razão inversamente proporcional ao número de parceiros(as) que não preenchem os requisitos de quem procura.


 Psicólogo
 Clóvis Couto Barreto Júnior CRP-03/13147
Se encontra presentes sintomas Consulte o Psicólogo !!!!

Marque uma consulta hora marcada !

Agendas:
(071) 99211-2845 WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão Sabe o que é quais seus Sintomas?

Depressão na Menopausa